Na Semana do Meio Ambiente, Prefeitura de Anápolis debate adaptação das cidades às mudanças climáticas

Para participar, basta comparecer no local e horário especificados. Não é necessária inscrição prévia

4 de junho de 2024 às 13:09

Foto: Divulgação

Palestras, atividades educativas e visitas guiadas marcam a Semana do Meio Ambiente em Anápolis, que se estende até sexta-feira, dia 7. A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, está promovendo uma série de eventos com o tema “Adaptação das Cidades às Mudanças Climáticas”.

O evento teve início nesta segunda-feira, dia 03, com a palestra do Tenente Darildo, biólogo e botânico do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que abordou a “Ecologia do Bioma Cerrado na Modernidade”, no Jardim Botânico. Na terça-feira, dia 04, está prevista uma palestra sobre “Eletroeletrônicos, Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”, ministrada por Marcos Antônio Elias Gomes, gestor ambiental, também no Jardim Botânico. Em seguida, Ane Emanoela Marinho Cavalcantes, bióloga da Diretoria de Meio Ambiente, conduzirá a palestra “Desafios e Soluções Ambientais” no Porto Seco. Logo após, será exibido o Cine Ambiental no mesmo local, às 10h.

No dia 05 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, e será realizada a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente às 08h, no auditório do CEITEC, com a participação de André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Em seguida, Álvaro Gonçalo Rodrigues, engenheiro-agrônomo da Emater, apresentará a palestra “Dia Mundial do Meio Ambiente: agindo no presente para proteger o futuro” no Jardim Botânico. Às 10h, Antônio El Zayek discutirá “Cidades e as Mudanças Climáticas” no auditório do CEITec. A tarde será dedicada à visita dos alunos da APAE ao Viveiro Municipal, às 14h, proporcionando uma experiência prática e educativa.

A programação do dia 06 começa com a palestra “Mudanças Climáticas e Surgimento de Doenças Emergentes e Reemergentes”, apresentada por Elisângela Borovoski, médica veterinária e pós-doutora, no auditório do CEITEC às 08h. Simultaneamente, Jeovane Antônio de Souza, engenheiro florestal do SENAR, falará sobre “Proteção, Conservação e Recuperação de Nascentes” no Jardim Botânico. Às 10h, o Corpo de Bombeiros abordará “Atenção às Queimadas durante as Mudanças Climáticas” no auditório do CEITec.

Encerrando a semana, no dia 07 de junho, uma série de palestras será realizada no auditório do CEITec. Às 08h, Thiago Freitas Vitorino, advogado ambiental e diretor de Meio Ambiente, discutirá a “Atualização na Legislação do Licenciamento Ambiental”. No mesmo horário, Milena Coelho, engenheira florestal, apresentará “Pró-Água: Políticas Públicas para a Conservação e Preservação do Meio Ambiente em Anápolis” no Jardim Botânico. Às 09h, Layane Rodrigues, engenheira ambiental e sanitarista da Ecovias Araguaia, abordará “Gerenciamento de Resíduos Sólidos e seu Impacto no Meio Ambiente”. Finalizando o evento, às 10h, Rayane Siqueira, tecnóloga em saneamento ambiental, tratará da “Importância da Reciclagem”.

Para participar, basta comparecer no local e horário especificados. Não é necessário realizar inscrição prévia, sendo a entrada livre para todos os interessados em contribuir com o debate e as iniciativas voltadas para a preservação ambiental.

Meio Ambiente

A Prefeitura de Anápolis é referência em Goiás quando o assunto é meio ambiente. A cidade obteve nota máxima no ICMS Ecológico em todos os anos desde a instituição do mecanismo por parte do Governo do Estado. O desempenho rendeu cerca de R$ 12 milhões aos cofres públicos.

Nos últimos sete anos, também foram inaugurados seis novos parques, sete novas praças e 14 Estações do Esporte, ampliando a área verde no município. Mais de 30 equipamentos semelhantes estão em obras ou em fase de licitação.

Anápolis também foi pioneira na contratação de um Plano de Drenagem que vai resolver, quando totalmente implantado, o problema das enchentes na cidade. O projeto foi pensado pelo renomado ambientalista Antônio El-Zayek e já começou a ser executado, com implantação de jardins de chuva na região Sul.

Tags: